geral@amigosdoziki.pt | (+351) 966 452 204 | Apartado 1052 / 4101-001 PORTO / PORTUGAL

Saúde mental para toda a vida.

Caixa de texto:   Escolas   Educadoras   Pais   Municípios   Necessidades especiais   Avaliações   Equipa
Caixa de texto:  Perguntas frequentes

Qual é a entidade responsável pelo Amigos do Ziki?

O Amigos do Ziki é propriedade da Partnership For Children (partnershipforchildren.org.uk). Os direitos de utilização em Portugal são da Escutar (escutar.pt), uma associação sem fins lucrativos, com sede no Porto, que trabalha na área da saúde emocional e mental.

 

O Amigos do Ziki, em Portugal, surge como um estudo ou investigação académica, por exemplo para um doutoramento?

Não, o Amigos do Ziki surge em Portugal após vários anos de preparação e com a ambição de permanecer, contribuindo para a boa saúde emocional e mental das próximas gerações. Porém, em simultâneo com a participação no programa, poderão decorrer estudos académicos independentes, que visam a avaliação científica do Amigos do Ziki, à semelhança do que é feito em todos os países onde está presente.

 

Quem são os destinatários do Amigos do Ziki?

O Amigos do Ziki destina-se a todas as crianças no último ano do pré-escolar (com 5/6 anos), em todo o território português (território continental e regiões autónomas).

 

No Amigos do Ziki também podem participar crianças com necessidades educativas especiais?

Sim, no programa também podem participar crianças com necessidades educativas especiais, para as quais estão desenvolvidos materiais específicos.

 

Quem aplica o Amigos do Ziki?

O programa é aplicado pela Educadora de Infância ou pelo Professor de Educação Especial, na sua sala, sem intervenção de pessoas estranhas ao grupo.

 

Quanto tempo é necessário para a aplicação do Amigos do Ziki?

O programa é feito em 24 sessões semanais, cada uma delas com uma duração de cerca de 1 hora.

 

Estão definidos números mínimo e máximo de crianças numa sala, para que o Amigos do Ziki possa ser aplicado?

Dado que o Amigos do Ziki trabalha competências de comunicação e de socialização, o número mínimo de crianças em sala é duas, mas é desejável que seja superior; recomendamos um mínimo de dez crianças. No limite superior, o número máximo de crianças numa sala definido pelo Ministério da Educação é perfeitamente compatível com o Amigos do Ziki.

 

Como é o Amigos do Ziki aplicado quando, na sala do pré-escolar há crianças com 5/6 anos, mas também crianças com idades inferiores?

No caso de salas de pré-escolar com crianças de 5/6 anos, mas também de idades inferiores, cabe à Educadora de Infância / Professor de Educação Especial criar condições para que as crianças possam fazer atividades diferentes, como já habitualmente faz no seu dia-a-dia.

 

Os pais ou encarregados de educação também participam no Amigos do Ziki?

Sim, o programa contempla, embora com caráter facultativo, a participação dos pais ou encarregados de educação, o que potencia os benefícios da sua aplicação. Existem materiais específicos para essa participação.

 

Hoje em dia o combate ao insucesso escolar é uma prioridade. O Amigos do Ziki combate o insucesso escolar?

Sim, o Amigos do Ziki, ao desenvolver competências emocionais, comunicacionais e sociais, ao capacitar a criança para lidar com a violência e o bullying, para lidar com problemas difíceis do dia-a-dia (como o divórcio, a perda, a morte, etc.) e para saber pedir ajuda e a prestá-la, dá um grande contributo para combater o insucesso escolar, em paralelo com o trabalho que já é feito ao nível da saúde física e da pedagogia.

 

As Educadoras de Infância / Professores de Educação Especial dum Agrupamento de Escolas, ou duma Escola privada aderente ao Amigos do Ziki, têm que fazer alguma formação para poderem aplicar o programa?

Sim, têm que fazer os workshops Amigos do Ziki, repartidas ao longo das aplicação do programa. Os workshops Amigos do Ziki são, atualmente, formações de curta duração.

 

Qual é o formato e a duração da formação Amigos do Ziki?

A formação é no formato de curta duração e é constituída por dois workshops com 6+6 horas, prévios à aplicação do Amigos do Ziki, seguidos por três workshops de 3+3+3 horas, repartidos ao longo do tempo, acompanhando a aplicação do programa. Nos anos seguintes, repetem-se os três workshops de acompanhamento à aplicação do programa.

 

Sou Educadora de Infância / Professor de Educação Especial. Onde faço a inscrição para a formação Amigos do Ziki?

A formação Amigos do Ziki apenas está disponível para os Agrupamentos de Escolas, ou Escolas privadas que adiram ao programa.

Se é Educadora de Infância / Professor de Educação Especial num Agrupamento de Escolas ou numa Escola privada, a formação será disponibilizada no quadro da contratação do programa.

 

A Educadora de Infância / Professor de Educação Especial tem de estruturar as sessões do Amigos do Ziki, ou preparar alguns materiais?

Não. Uma das grandes vantagens do Amigos do Ziki é ser um produto totalmente estruturado e completo, pronto a aplicar por qualquer Educadora de Infância / Professor de Educação Especial que tenha feito a formação. Porém, se assim o desejar, poderá criar materiais ou atividades complementares, como jogos, desenhos, canções, etc., de modo a tornar o programa ainda mais atrativo e a facilitar a memorização ou a evocação das aprendizagens em todos os momentos da vida na escola.

 

Sou Educadora de Infância / Professor de Educação Especial e gostaria de ter os materiais do Amigos do Ziki. Onde posso comprá-los? E quanto custam?

O Amigos do Ziki tem materiais específicos e diferentes, para a Educadora de Infância, para o Professor de Educação Especial, para a criança, para os pais/encarregado de educação, para a Escola e para a Sala, mas não podem ser comprados pois não estão à venda. Todos os materiais são fornecidos no âmbito da contratação do programa e todos os que não sejam consumíveis deverão ser devolvidos no final do contrato.

 

A participação no Amigos do Ziki tem custos para o Agrupamento de Escolas, ou para a Escola privada?

Sim, a participação dum Agrupamento de Escolas, ou numa Escola privada, no Amigos do Ziki tem um custo (acessível) a determinar em cada caso específico. Consulte-nos.

 

O Amigos do Ziki é um programa de aplicação única, ou tem continuidade?

O Amigos do Ziki tem continuidade, potenciando desse modo o trabalho desenvolvido e os resultados obtidos. Está já disponível e em aplicação em alguns países um programa para crianças de 7 anos, e está em fase final de preparação um outro programa a ser aplicado aos 9 anos. O nosso desejo é que as crianças que iniciem o seu percurso com o Amigo do Ziki, possam dispor, aos 7 e aos 9 anos, dos programas de continuidade.

 

Em 2015 a Direção-Geral da Saúde publicou o Programa Nacional de Saúde Escolar, no qual e pela primeira vez, a saúde emocional e mental é tratada e com o relevo que merece. Em 2016 a Direção-Geral da Educação publicou uma nova versão das Orientações Curriculares para o Ensino Pré-escolar, onde os aspetos psicoemocionais foram reforçados. O Amigos do Ziki está de acordo com aqueles dois documentos?

Sim, o Amigos do Ziki, como programa de promoção da saúde emocional e mental, está em total  acordo com aqueles dois documentos.

 

Tenho responsabilidades na área da Educação/Saúde de um município. Gostaria que um programa de competências psicoemocionais fosse aplicado nas escolas do município. Poderá ser o Amigos do Ziki?

Sim, as competências atribuídas aos municípios nas áreas da Educação e da Saúde, as duas áreas que o Amigos do Ziki abrange, são cada vez mais relevantes. Os municípios podem liderar o processo de adesão dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas privadas aos Amigos do Ziki. Contacte-nos.

 

Como e onde posso obter mais informação sobre o Amigos do Ziki, de modo a poder ponderar a participação do meu Agrupamento de Escolas, ou Escola privada?

É muito fácil saber tudo sobre o Amigos do Ziki: basta preencher e submeter este formulário. Seremos breves a contactar.

Seja Amigo(a) do Ziki